Dr. Fernando Basto
*As imagens do 1º Congresso Brasileiro de CIRURGIA DE RESTAURAÇÃO CAPILAR foram resgatadas em laboratório fotográfico. Muitas estavam praticamente destruídas pelo tempo, e outras não puderam ser aproveitadas pelo desgaste do papel.
Pedimos a compreensão de todos e desejamos uma boa leitura.
Para aqueles que participaram do congresso, vale relembrar o encontro que foi decisivo para o desenvolvimento da ABCRC.
RESUMO
O autor deste artigo descreve detalhadamente como foi o I CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DE RESTAURAÇÃO CAPILAR da ABCRC; o encontro informal dos colegas na clínica FERNANDO BASTO no dia 1 do evento, 16/06/2004, para congraçamento entre os pares e o exame pré-operatório dos pacientes que foram submetidos ao transplante capilar no sábado, 19 de junho; após o encontro na clínica, fez-se o traslado dos convidados para o INSTITUTO RICARDO BRENNAND (IRB) onde puderam conhecer a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira.
O IRB possui um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.
Foi uma tarde muito movimentada e interessante do ponto de vista científico e cultural.
O dia 2 do congresso,17/06/2004, foi cheio de novidades científicas, com auditório lotado e participativo, com inúmeras aulas e as conferências dos Drs. Marcelo Gandelman (SP) e Arturo Sandoval in memoriam (MX).
Na noite do segundo dia, os convidados foram conduzidos ao Palácio do governo e recebidos com um coquetel de boas-vindas. O coquetel contou com um número expressivo de convidados, e
Além de inúmeras homenagens prestadas a renomados colegas presentes, os convidados assistiram a uma apresentação de tenores italianos e show do balé popular com uma singela demonstração do frevo pernambucano.
O dia 3 do congresso, 18 de junho, foi intenso e com muitas aulas e conferências. Nesse dia, tivemos a honra das conferências dos professores William Rassman, que apresentou a técnica "FOX" pela primeira vez no Brasil e Russell Knudsen que falou sobre "A cirurgia da calvície no século XXI".
A conferência do Dr. Rassman tinha um grande significado para todos os congressistas pois a técnica FOX tinha sido apresentada em Chicago (EUA) em 2002, ou seja, 2 anos antes do congresso brasileiro. Naquela época, a FOX, (que passou a ser chamada de FUE - follicular units excision), ainda não encantava os especialistas, e a FUT continuava reinando no mundo da restauração capilar, quando em 2008 surgiram os primeiros micromotores manuais, punchs afiados e mais delicados despertando o interesse dos especialistas pela FUE.
Na noite desse terceiro dia, tivemos o jantar de Gala servido no restaurante francês Chez Georges localizado no próprio hotel, e muitas outras homenagens ainda foram prestadas.
No dia 4 do congresso, tivemos o workshop com cirurgias ao vivo transmitidas do Hospital
Memorial São José para o auditório do hotel, com a participação dos cirurgiões Rassman (EUA), Knudsen (AU), Sandoval in memoriam (MX), Leão (MG), A. Muricy (PR), Basto (PE), Speranzini (SP), e cirurgiões coadjuvantes que participaram informalmente, mas contribuíram muito para enriquecer ainda mais o Workshop*.
*A transmissão ao vivo das cirurgias durante o workshop para o auditório apresentou alguns problemas de ordem técnica, e para que não houvesse prejuízo aos participantes, decidiu-se gravar todas as cirurgias em CDs e enviá-los para todos os inscritos.
Boa leitura!
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA DA RESTAURAÇÃO CAPILAR, ABCRC, foi fundada em 2003 pelos cirurgiões plásticos José C. Muricy, Carlos E. Leão, Marcelo Gandelman e Fernando Basto. Naquele mesmo ano, numa reunião extraordinária da diretoria, os sócios fundadores resolveram que o primeiro congresso da associação seria em 2004 na cidade de Recife sob a coordenação do sócio fundador Fernando Basto.
Sediar o 1º congresso em Recife, minha cidade natal, foi para mim motivo de muita honra e de grande responsabilidade.
O I CONGRESSO BRASILEIRO representava naquele momento o primeiro grande desafio para a recém-criada ABCRC e a data escolhida para o evento foi de 16 a 19 de junho de 2004.
Pela importância do encontro científico e pela minha experiência em realizar outros eventos de cirurgia plástica em Recife, a exemplo do 1° curso de cirurgia da restauração capilar em 1993, teórico e prático, com a participação de dois grandes mestres da cirurgia plástica brasileira, os professores Munir Curi in memoriam (SP) e Perseu Lemos in memoriam(PE); curso de preenchimento e botox, em 1998, com a presença especial do Dr. Paulo Matsudo; workshop de rinoplastia em 1999 com a participação de dois renomados cirurgiões: o brasileiro, Dr. Volney Pitombo (BA) e o argentino, Dr. José Juri in memoriam(AR), com aulas teóricas e 6 cirurgias transmitidas ao vivo para o auditório, com grande influência na formação dos cirurgiões plásticos pernambucanos pelas diferentes abordagens dos cirurgiões convidados; no início dos anos 2000 a CLÍNICA FERNANDO BASTO coordenou os cursos de gluteoplastia com a presença do Dr. George Otero (MX) e Ritidoplastia com o Dr. Ronaldo Pontes (RJ), dois grandes ícones da cirurgia plástica brasileira. Além desses, outros eventos foram realizados sob a minha responsabilidade, e por isso eu contava com certa experiência na organização de eventos daquela natureza.
Assim, a clínica FERNANDO BASTO assumiu a organização do I CONGRESSO BRASILEIRO DA ABCRC com muito otimismo e determinação. (Figs 1a, 1b, 1c e 1d)
(Fig 1a e 1b) Capa e contracapa do folder do 1º Congresso Brasileiro da ABCRC**
(Fig 1c e 1d) Convites dos membros fundadores: Dr. Gandelman (SP), Dr. Leão (MG), Dr. Basto (PE) e Dr. Muricy (PR)
** As fotografias do folder foram gentilmente cedidas pela Dra. Marta Zollinger (BA).
Para facilitar a leitura, o conteúdo do folder foi digitalizado e reproduzido neste artigo.
Convite dos Diretores:
Dr. Marcelo Gandelman
A medicina é fundamentalmente estudar e adquirir conhecimentos. A Arte Médica está em constante reformulação. Tudo que sobre e acreditamos definitivo e moderno é na realidade discutível e esconde enganos que o tempo irá revelar. Fomos abençoados em presenciar a passagem do milênio e usufruir das maravilhas de hoje.
Você se lembra como era difícil aprender cirurgia? Quando as informações chegavam às revistas e livros, já eram obsoletas. Hoje, ao contrário, podemos mandar um e-mail de um caso difícil para nossos colegas e pronto!. Horas depois várias soluções e abordagens estão em nossa mesa.
Transplantes de cabelo, por exemplo, eram realizados de forma secreta em clínicas privadas e aprendíamos a arte com o queixo apoiado no ombro dos colegas. Hoje, os Workshops de cirurgia ao vivo nos permitem até participar do ato cirúrgico ou comentá-lo no conforto de uma sala com telão e ar-condicionado. Acredito também que muitas técnicas se aprendem nos corredores dos congressos. É lá que os trabalhos apresentados são julgados, o organizador científico é avaliado, as dúvidas são esclarecidas. Bater papo nos corredores promove novos conhecimentos, amizades são iniciadas e alianças são concretizadas. Foi assim que aconteceu em Curitiba no workshop da fundação da sociedade.
Esta excelência será ampliada em Recife, em nosso Congresso Brasileiro de Cirurgia da Restauração Capilar e II Workshop.
Venha, encontre-me nos corredores e me diga que tenho razão.
Dr. Carlos E. Leão
Meus amigos,
Faz bem saber que nos encontraremos em Recife, junho próximo. Certamente, faremos parte da história da ABCRC ao testemunharmos, in loco, o seu nascimento em grande estilo, como manda o protocolo da seriedade, do compromisso com a ciência, do fortalecimento institucional, de congraçamento sadio e, sobretudo, da ética que tanto edifica.
Juntamente com Marcelo, Fernando e Muricy, estaremos de braços, corações e mentes abertos, esperando por vocês, para que, juntos, façamos a primeira pagina sociedade que nasce com pródromos de pujança e eficiência. Com um abraço e estima.
Dr. Fernando Basto
Bem-vindo a Recife!
Venha participar do I Congresso Brasileiro de Cirurgia da Restauração Capilar, que sem dúvida, será um grande desafio para Sociedade recém-criada.
Recife representa hoje o segundo pólo médico do Brasil, com hospitais privados de padrão internacional e uma rede de hospitais públicos eficiente. Possui uma arquitetura incomparável, com lindas praias e vários monumentos históricos espalhados pela cidade, além de uma estrutura hoteleira de alto nível e um polo gastronômico incontestável.
O programa social está sendo preparado carinhosamente para você e seus acompanhantes.
Estamos trabalhando arduamente para que este congresso se transforme num encontro científico imperdível. Não mediremos esforços! Contamos com sugestões de todos.
Aquele interessado em apresentar algum trabalho, nos envie um resumo.
Venha participar conosco deste I Congresso da Sociedade Brasileira de Restauração Capilar, que certamente será inesquecível.
Seja bem-vindo!
Dr. José C. Muricy
Conseguimos finalmente concretizar mais um sonho, a criação da nossa Sociedade de Restauração de Cirurgia Capilar.
Temos certeza que a mesma contribuirá para o engrandecimento e melhoria das técnicas de Cirurgia da Calvície. Este será o 1 evento oficial da nossa Sociedade, esperamos contar com o maior número de participantes possível.
Nos encontraremos em junho no Recife.
Até lá!
O I CONGRESSO precisava ser marcante, e por isso os colaboradores e contratados não mediram esforços para oferecerem o que tinha de melhor para os inscritos. Todos, equipe de clínica, de cirurgia (assistentes e anestesistas), e terceirizados, formaram um time forte para conseguir a excelência na época. Não foi fácil...
O esforço conjunto e apoio irrestrito de toda diretoria da ABCRC ajudaram muito na realização do evento.
Reservou-se para sediar o congresso o recém-inaugurado Beach Class Suítes Hotel na avenida Boa Viagem. (Fig. 2a, 2b e 2c)
(fig 2a) Vista frontal do hotel. (fig 2b) Saguão do hotel em formato helicoidal
(fig. 2c ) Espaço de auditório
Contratou-se a agência GLOBAL responsável pela mídia do evento e suporte técnico das aulas no auditório.
Firmou-se convênio com a empresa LUCK VIAGENS para ser a agência oficial do congresso.
Para o cultural, foi reservado o Instituto Ricardo Brennand para visitação do castelo das armas e exposição de artes, com enfoque para as obras de Frans Post (artista plástico holandês, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira).
Para o coquetel oficial de boas-vindas foi disponibilizado o Palácio do Governo de Pernambuco, também conhecido como Palácio do Campo das Princesas. (Figs 3a e 3b)
(Fig 3a) Palácio do Governo do Estado de Pernambuco - vista noturna.
Em 1859 o Palácio do Governo sofreu uma reforma para hospedar o imperador Dom Pedro II, a imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias e suas filhas, ocasião em que recebeu o nome de Campo das Princesas, inicialmente dado ao jardim, depois estendendo-se a denominação ao Palácio (Fig. 3b).
(Fig. 3b) O Palácio do Campo das Princesas é a sede administrativa do poder executivo do estado brasileiro de Pernambuco, localizada na cidade do Recife. Idealizado desde 1786 pelo governador José César Meneses, foi construído pelo engenheiro Morais Âncora, a mando do governador Francisco do Rego Barros.
Foi reservado o restaurante francês e "buffet" Chez Georges para o jantar de gala (Fig 4) e contratou-se a melhor agência de marketing da região para a criação e impressão de certificados, como também de todo o programa do congresso.
(fig 4) restaurante francês Chez Georges. Detalhe para os arranjos das mesas com perucas no topo do castiçal.
No hotel Beach Class, sede do congresso, foi reservado espaço para as empresas médicas de instrumentos cirúrgicos e afins se instalarem para atenderem aos congressistas. Estiveram presentes a Doctus, Yoshy, Pharmapele, D'Livros e Cutânnea (Figs 5a a 5d).
(fig. 6b) estande da Cutânnea. (fig. 6c) estandes da Pharmapele e D'Livros
(fig. 6d) estande da Yoshi (Fig 6e) Estande da Doctus