Cobertura de eventos

Destaques do 30º Congresso da ISHRS

Publicado em

05/12/2022

O 30º Congresso da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) foi realizado de 27 a 29 de outubro, no Panamá - no dia 26, foi apresentado um curso introdutório básico.

Foram muitos os brasileiros presentes, inclusive como palestrantes, o que mostra a força que o País tem na especialidade. ‘Além da oportunidade de atualização científica e compartilhamento de conhecimento, profissionais de todo o mundo reencontraram seus colegas de profissão.

Confira, a seguir, um resumo de cada um dos dias, apresentado por nossos colegas brasileiros.

Curso Básico, 26 de outubro
Por Dr. Otávio Boaventura

O curso básico do congresso mundial da ISHRS ocorreu na quarta feira dia 26 de outubro de 2022, precedendo o congresso, como rotineiramente acontece.

Foi destinado a médicos iniciantes, abordando então aspectos fundamentais para a prática da restauração capilar pelas técnicas FUE e FUT. A coordenação do curso foi da Dra. Jennifer Krejci, e eu participei como o “co-chair”.

A manhã foi destinada a aulas teóricas contando com a participação do brasileiro Allan Wells. No período da tarde, foram realizadas sessões práticas que abordaram diversos assuntos como extração pela técnica FUE, produção de unidades foliculares pela técnica FUT, implantação de unidades foliculares, uso de diversos aparelhos pela técnica FUE. Nesta sessão teórica tivemos também a participação de outros brasileiros como Maria Angélica Muricy e Francisco Le Voci.

Ao fim do dia conseguimos abordar todos os temas básicos da restauração capilar com os mais de 35 médicos participantes de diversas nacionalidades.

 

 

27 de outubro

Por Dr. Alan Wells:

 

Quinta foi o primeiro dia do programa oficial, e as boas-vindas foram dadas pela Presidente da ISHRS, Dra. Nilofer Farjo, e pela Presidente do Congresso, Dra. Sara Wasserbauer, sempre com um grande senso de humor, brincando de colocar o chapéu no estilo Panamá. 

As palestras começaram sobre as técnicas de extração na área doadora, os avanços da especialidade nos últimos 50 anos, e várias palestras sobre non-shaven, long hair, FUT e FUE, ficando bem clara a importância de conhecer todas as técnicas de extração. Na segunda sessão após uma pausa, tivemos um emocionante relato e homenagem à Operation Restore, em que são operadas sequelas grandes de couro cabeludo, patrocinado pela sociedade. Uma colega equatoriana contou como sua vida mudou após ser operada quando criança de uma grande sequela de queimadura no couro cabeludo pela operação Restore, e agora, médica formada, nos relatou com lágrimas a emoção e a autoestima devolvida após a cirurgia restauradora. Dr. Mangubat, dos Estados Unidos, e Dr. Ortega, do Equador, foram os responsáveis pela cirurgia. 

Depois, tivemos aulas sobre implanters, estudos de transecção e uma aula sobre os tipos de trauma na implantação com pinças em incisões prévias do Dr. Igor Bottura, nosso colega brasileiro. À tarde, tivemos uma homenagem ao nosso grande professor Dr. Marcelo Gandelman e uma palestra principal sobre Minoxidil oral pelo Dr. Paulo Muller. A sessão continuou com aulas sobre tratamentos clínicos - Dr. Antonio Ruston apresentou uma aula virtual sobre a Finasterida e seus efeitos no transplante. Em outra sessão, Dr. Mauro Speranzini palestrou sobre a arte das linhas frontais e a tarde foi finalizada com o tema Ergonomia, em que abordei o posicionamento no transplante capilar e Dr. Gustavo Martins falou sobre astenopia e ergonomia visual.

 

28 de outubro
Por Dr. Igor Bottura

A programação científica neste dia  foi marcada por sessões em foco, em que os participantes se atualizaram com temas específicos, além de sessões gerais que abordaram assuntos como terapia celular e medicina regenerativa e sua aplicabilidade no campo de restauração capilar. 

Os principais temas abordados nas sessões em foco foram: tipos de técnicas FUE (raspagem total, parcial e prevew long hair) e sua aplicabilidade em diferentes cenários, como maximizar a obtenção de enxerto de maneira segura, técnicas de colocação de enxertos, diagnóstico com experts e tratamentos não cirúrgicos, técnicas de coleta da área doadora com técnica híbrida, incisão linear e FUE com raspagem parcial. 

Uma sessão inovadora foi a com pérolas cirúrgicas e clínicas, em que vários vídeos curtos, de 1 a 4 minutos de duração, foram demonstrados de maneira muita dinâmica. Tivemos também  uma sessão dedicada à atualização de assistentes cirúrgicas. 

Nas sessões gerais, os principais temas abordados foram: exossomas, stem cells obtidas do tecido gorduroso após técnica FUT, PRP. Ainda, tivemos sessão dedicada à inovação de tecnologias e técnicas, como aparelho de extração via bluetooth, equipamento de extração para cabelos afro.

No fim do dia, tivemos a sessão M&M (morbidade e mortalidade na restauração capilar), na qual foram apresentados casos clínicos, complicações e manejo terapêutico. Os principais casos foram: intoxicação anestésica por lidocaína, alopecia areata e LPP na área doadora pós-transplante, atrofia e infecção após PRP em couro cabeludo. 

A participação brasileira neste bloco foi com os Drs. Márcio Crisóstomo, Mauro Speranzini, Otavio Boaventura, Igor Bottura, Arthur Tykocinski, Angélica Muricy, Antonio Ruston e Marcelo Pitchon.

29 de outubro

Por Dra. Leticia Megumi Odo

 


O último dia do Congresso foi aberto com a sessão sobre a atualização de trabalhos científicos relacionados ao cabelo. Muitos mecanismos de como funcionam exatamente as patologias capilares ainda não estão bem esclarecidos. Por isso, a ISHRS apoia estudos relacionados ao cabelo e oferece ajuda financeira para trabalhos científicos relevantes na área de Restauração Capilar. Para saber mais, acesse: www.ishrs.org/physicians/research/.  

A próxima sessão do sábado foi dos 3Bs: Brows (supercílios), Beards (barba) e Body Hair (pelos do corpo). O Dr. James Harris e o Dr. Kazuhito Yamamoto mostraram a dificuldade do Body Hair produzir e manter a densidade no couro cabeludo ao longo dos anos, pois:  a) a espessura do fio (diâmetro) do corpo é bem mais fino que o do couro cabeludo; b) o ciclo do fio corporal é diferente do ciclo capilar; c) no corpo geralmente apresenta somente 1 fio na unidade folicular. Assim, a mensagem é: o Body Hair (com exceção da barba) não é para todos pacientes, e sim para casos selecionados. 

A sessão de difíceis diagnósticos diferenciais foi de extrema importância principalmente para o médico iniciante na restauração capilar ou pessoas com formação não dermatológicas (cirurgiões plásticos). Saber diagnosticar outras patologias capilares além da alopecia androgenética é imprescindível para o tratamento correto. Nessa sessão, o Dr. Igor Bottura, representando o Brasil, explanou muito bem sobre "Red Flags Trichoscopy during the evaluation of Donor Area" - sinais de alerta na tricoscopia para os médicos desconfiarem que seus pacientes podem não ser bons candidatos para o transplante capilar. 

Finalizando o congresso, a última sessão, Live Patient Viewing, é uma experiência única: vários pacientes operados estão à disposição para serem examinados, e ao lado fica seu cirurgião, que pode responder a qualquer indagação. Tivemos a oportunidade de avaliar ao vivo um total de seis pacientes operados por médicos do mundo inteiro com suas técnicas pessoais. Minha conclusão é que foi um show de resultados, muito bem comandado pelo nosso presidente recém-eleito da ABCRC, Dr. Henrique Radwanski. 

 

 

 

Edição 26, artigo 6.

Fonte:

ABCRC

Outros Artigos

dez
2022

Rarefação de sobrancelhas: posso transplantar?

Tricologia

principais aspectos da tricologia clínica em relação às possíveis patologias que podem acometer as sobrancelhas.

Leia Mais »
dez
2022

Mesoterapia com Dutasterida no tratamento da Alopecia Androgenética

Paper Club

A Alopecia Androgenética (AAG) é a causa mais frequente de perda capilar, acometendo até 80% de homens caucasianos e 40-50% mulheres1.

Leia Mais »
dez
2022

Transplante capilar reparador

Artigo

Paciente de 40 anos que sofre um acidente por queimadura de azeite no couro cabeludo quando tinha apenas 3 anos de idade.

Leia Mais »
dez
2022

Protocolo Perioperatório de Transplante Capilar

Artigo

Descrição da técnica de cuidados perioperatório e relato de um caso modelo

Leia Mais »
dez
2022

Formas de entregar medicamentos na pele: terapias adjuvantes nos tratamentos capilares

Artigos

A terapia domiciliar tópica e oral são a base do tratamento das afecções do couro cabeludo.

Leia Mais »
dez
2022

Postmenopausal Frontal Fibrosing Alopecia. Scarring Alopecia in a Pattern Distribution

Artigos Clássicos

A alopecia frontal fibrosante (AFF) é a alopecia cicatricial primária mais prevalente na atualidade

Leia Mais »
dez
2022

Destaques do 30º Congresso da ISHRS

Cobertura de eventos

O 30º Congresso da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) foi realizado de 27 a 29 de outubro, no Panamá - no dia 26, foi apresentado um curso introdutório básico.

Leia Mais »
dez
2022

Descrição de caso de linfodenomegalia retroauricular após cirurgia de transplante de cabelos pela técnica de Follicular Unit Extraction (FUE)

Complicações

A cirurgia de implante capilar é considerada de baixo risco, com raras complicações e intercorrências.

Leia Mais »
jan
2022

EDITORIAL: DEZEMBRO 2022

Editorial

Foi em novembro de 2014, durante o Congresso da SBCP no Sauípe, BA, que eu recebi um convite que me deixou muito honrado.

Leia Mais »

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »