Dr. Francisco Le Voci
Caras e caros colegas,
Chegamos à edição número 30 de nossa revista eletrônica.
Permito-me repetir aqui uma frase de nosso querido colega e mestre Dr. Marcelo Gandelman: “A Medicina, antes de tudo, é a arte de adquirir conhecimento”.
Levando em conta esta afirmação, posso dizer que somos privilegiados em ter esta publicação ao nosso alcance, trazendo para todos nós reflexões, conhecimento, novidades e a criatividade de nossos colegas, sendo que, reconhecidamente, a cirurgia de transplante de cabelos realizada por nós, brasileiros, está entre as melhores de todo o mundo.
Confesso aqui neste texto que me sinto extremamente afortunado em poder desfrutar dos artigos aqui publicados, em especial neste momento em que vivemos, em que as novidades e evoluções tecnológicas nos obrigam a nos reciclar continuamente e rever sempre nossas ideias - caso contrário, em pouco tempo, corremos o risco de ficarmos ultrapassados em nossa técnica.
Quero ressaltar aqui o trabalho extraordinário de nosso atual Presidente da ABCRC, Dr.Henrique Radwanski, primeiro editor de nossa publicação e que se afastou neste biênio por estar exercendo a liderança de nossa Associação. E,segundo relatado à mim pelo próprio Dr.Henrique, a ideia da publicação surgiu a partir de um convite feito pelo Dr. José Cândido Muricy durante um Congresso de Cirurgia Plástica, em 2014.
Deixo aqui meus parabéns aos envolvidos pela iniciativa, que ao longo dos anos se mostrou extremamente acertada, trazendo a todos nós informações relevantes para a nossa prática.
Para finalizar gostaria de dizer que a qualidade do que é apresentado em nossa publicação me faz acreditar que devemos seguir em frente na luta e na defesa de nossa especialidade. Temos conseguido avanços importantes, como no recente parecer do Conselho Federal de Medicina com relação às nossas especialidades de origem e sua atuação no Transplante de Cabelos e Restauração Capilar. Sabemos que muito há para ser feito e nem sempre as coisas acontecem na velocidade que desejamos, porém deixo aqui minha mensagem de otimismo para o que vem pela frente.
Com trabalho honesto e feito com consistência,ética, dignidade e baseado em evidências científicas, confio que sejamos sempre reconhecidos como os verdadeiros representantes da Cirurgia Capilar em nosso país. Peço a todos, em especial aos mais jovens, que estão começando na prática de nossa especialidade, que persistam no exemplo de nossos mestres, que passam um legado de seriedade, e de que devemos continuar na postura correta e ética, levando o que de melhor existe para nossos pacientes.
Um forte abraço,
Francisco Le Voci