7th Asian Association of Hair Restoration Surgeons Scientific Meeting
Por Dra. Luciana Takata
Fotos por Aphakorn (Emily) Laochunsuwan, MD
No mês de julho, tive a oportunidade de participar da 7th AAHRS (Asian Association of Hair Restoration Surgeons) Scientific Meeting, que aconteceu em Bangkok, Tailândia. Gostaria de dividir com meus colegas da ABCRC alguns dos highlights desse evento.
Foi um evento que consistiu em um dia de hands on em cadáver, dois dias teóricos e um dia de live surgeries em hospital.
Infelizmente não estive presente no hands on em cadáver, mas ao conversar com colegas que participaram, o feedback foi muito positivo. Havia estações nas quais os participantes podiam testar os diversos aparelhos como o Trivellini Mamba, GraMAX II (do Dr. Jae Park) e o U Graft System (do Dr. Sanusi Umar), diferentes tipos de implanters, além de discutirem estratégia e técnica com grandes nomes como Dr. Jerry Wong e Dr. Dankerng Pathomvanich.
Com relação ao evento científico, as sessões foram divididas em: tratamento clínico, medicina regenerativa, tratamento não cirúrgico, instrumentos cirúrgicos, planejamento da área receptora, dicas práticas para o sucesso no transplante capilar, cirurgias na face, os diversos aparelhos de FUE, complicações, extração, aproveitamento da área doadora, maximizando resultados, FUT e free papers.
Nas aulas de tratamento clínico, algumas das minhas anotações.
Dr. Rattapon Thuangtong descreveu bons resultados em seus pacientes com a finasterida tópica em gel, a sua sugestão é iniciar a finasterida gel após dois anos de estabilização com o medicamento oral e observar a evolução. Dr. Poonkiat Suchonvanich falou sobre dutasterida oral x finasterida oral e, além de apresentar os últimos trabalhos, mostrou que em sua rotina inicia a dutasterida nos pacientes irresponsivos à finasterida nos últimos seis meses. Dr. Moonkyu Kim explicou que pacientes com piora da dermatite seborreica, após início da finasterida, melhoram após a troca pela dutasterida. A finasterida tem maior afinidade pela 5 alfa-redutase tipo ll, e sendo assim, a 5 alfa-redutase tipo l acaba sendo mais expressa, aumentando a seborreia. Como a dutasterida é 3 x mais potente em inibir a 5 alfa-redutase tipo ll e 100 x mais potente em inibir a tipo l, a troca dos medicamentos resolve o quadro.
Me chamou a atenção a sessão de medicina regenerativa, uma mesa com a participação do Dr. Ryan Welter, Dr. Jonh Cole, Dr. Ali Abbasi, Dr. Anil Garg e Dr. Jakub Miszcyk. Os colegas mostraram a importância desse assunto na atualidade e a necessidade de estudarmos mais profundamente a área. O folículo realmente envelhece mais rápido que a pele e as perspectivas do uso de exossomos, células tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo, PRP entre outros tratamentos parecem promissoras e abrem um enorme caminho a ser explorado dentro da nossa especialidade.
Achei bem interessante as aulas sobre hair line feminino asiático; Dr. Jae Park inclusive já escreveu um artigo incrível sobre o assunto e mostrou sua experiência e seus casos. Acredito que a cirurgia capilar feminina para restauração do contorno facial está em alta na Ásia, especialmente na Coreia do Sul, já que as pacientes querem ficar com um rosto mais ovalado e delicado como as famosas artistas de Dorama e KPop. Dessa forma, Dr. Jae Park mostrou o uso do seu aparelho GraMAXll, que tem um dispositivo de disparo no próprio dedo, e um punch chamado multi wave, que utiliza nas cirurgias non shaving e long hair FUE, técnicas cirúrgicas mais procuradas pelo público feminino da região. Ele opera esses casos com as pacientes sentadas e com rosto apoiado na frente como em uma cadeira de massagem, e as pacientes podem se distrair com o celular durante o procedimento.
Uma observação importante com relação ao body hair transplant: os fios corporais estão de 30 a 70% em fase telógena, então foi sugerido uso de minoxidil oral alguns meses antes da cirurgia e raspar os pêlos 3 dias antes do procedimento, para melhor visualização dos fios que estão em fase anágena.
Extremamente interessante uma aula do Dr. Kongkiat Laorwong sobre o uso de Matriz Dérmica Acelular (Mega fill) associado a PRP para levantar cicatrizes atróficas no couro cabeludo antes da FUE. Ela funciona como um substituto ao uso de gordura, com ótimos resultados.
Dr. Zhongxin Sun apresentou seus estudos com manipulação genética e uso de fios de porcos como opção de área doadora, sem necessidade de uso de imunossupressores!
Dr. Wen Yu Wu demonstrou em seu estudo que a finasterida seis meses antes da cirurgia de transplante capilar tem um efeito na área doadora significativa, melhorando o diâmetro e a densidade, ajudando durante o procedimento e no resultado final da cirurgia.
Dr. Tsevetalin Zarev apresentou uma aula sobre como realiza suas cirurgias FUE de 13.000 enxertos sem comprometimento cosmético da área doadora.
No jantar de gala tivemos o famoso e tradicional karaokê (com participação de todos os grandes palestrantes) e apresentação de dança típica tailandesa.
O live surgery workshop foi realizado no hospital universitário Chulalongkorn com demonstrações de cirurgia FUT, cirurgias FUE casos feminino e masculino, SMP e uso de terapia regenerativa.
Eu realmente gostei muito do meeting, extremamente bem organizado, e as aulas muito didáticas. Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos à AAHRS, organizadores desse evento incrível e com certeza ano que vem tentarei participar novamente!
Dra. Luciana Takata Pontes
- Dermatologista, Clínica Ruston
- Membro ABCRC/ISHRS/
- Diplomata ABHRS