A BJCLINIC (Dr. Bruno Jacobovski), em Barcelona, realiza transplantes capilares gratuitos a pessoas que sofrem alopecia cicatricial por queimaduras. Temos um projeto que ainda não foi aprovado pelo estado de conseguir que todas essas cirurgias entrem pela saúde pública espanhola.
Dr. Bruno Jacobovski
Formado em medicina pela Universidade de Cádiz-Espanha.
Mestrado em tricologia e transplante capilar pela universidade de Alcalá de Henares - Madrid - Espanha.
Atua exclusivamente em transplantes capilares desde 2014 em BJCLINIC em Barcelona.
Desenvolve e fabrica instrumentos exclusivos para transplante capilar pela BJINSTRUMENTS.
Paciente de 40 anos que sofre um acidente por queimadura de azeite no couro cabeludo quando tinha apenas 3 anos de idade.
Esse paciente sempre usou o cabelo comprido para poder tapar a área cicatricial, dado que quase todo seu lado frontal direito estava afetado pela queimadura. Além disso, também sofria alopecia androgenética no seu frontal esquerdo e, dada a situação delicada desse paciente, foi abordado o caso de maneira integral e não unicamente atuando na área lesada pela cicatriz.
O paciente realizou uma cirurgia reconstrutiva no ano 2000 para conseguir uma cobertura capilar, mas dadas as técnicas e tecnologia do momento, foram utilizados punchs de 1 cm e com enxertos desse grande tamanho não foi possível conseguir uma boa cobertura, nem naturalidade.
Pode-se observar alguns plugs de cabelo isolados e mal distribuídos na área frontal direita, piorando ainda mais a sua insatisfação com a imagem.
Realizamos uma primeira intervenção com o objetivo de aumentar a cobertura das suas duas entradas com uma densidade média de 30 ufs/cm2 com o fim de evitar uma possível necrose, dado a baixa vascularização da área queimada.
Também se realiza uma extração das unidades foliculares enxertadas na primeira intervenção, em 2000, dado seu mal resultado estético.
Num segundo tempo, passados 12 meses, realizamos uma nova intervenção com uma densidade média com o objetivo de ocultar a maior parte possível de área cicatricial, reduzindo sua hairline uns 2 cm até abarcar a região onde teria sido enxertados os plugs de 1 cm de diâmetro e também reconstruir todo seu lado direito até a união com a barba, conseguindo um resultado natural e simétrico com seu lado esquerdo.
Está prevista uma terceira cirurgia com o único objetivo de aumentar a densidade geral das duas últimas intervenções.
Edição 26, artigo 7.