O 1º Congresso da ABCRC - Parte- 2

Publicado em

21/12/2023

O dia 1 do I Congresso Brasileiro da ABCRC (16 de junho), foi marcado pelo encontro dos colegas na clínica FERNANDO BASTO. Um momento de congraçamento entre os pares e uma apresentação oficial dos pacientes para as cirurgias do sábado, 19 de junho.

As cirurgias foram realizadas no Hospital Memorial São José, e os cirurgiões escalados foram os doutores William Rasmmam (USA), Knudsen (AU), Sandoval (MX), Leão (MG), A. Muricy (PR),

Basto (PE), Speranzini (SP), e outros colegas que contribuíram para o sucesso do workshop (Figs. 6a,b,c,d,e,f e g).

 
(fig 6a) – desenho do paciente/ Dr. Knudsen (AU) (fig 6b) - exame do paciente /Dr. Rassman (EUA)

 
(fig 6c) - Explanação do caso/ Dr. Muricy (PR)    (fig 6d) - exame AD / Dr. Rassman (EUA)

 
(fig 6g) - auditório da clínica com destaque para o Dr. Aymoré in memoriam (PA), e Luiz Pimentel (RJ) de pé no lado direito.

 
(fig 6g) - auditório da clínica com destaque para o Dr. Aymoré in memoriam (PA), e Luiz Pimentel (RJ) de pé no lado direito


(fig 6 h) - testa alongada feminina / discussão do caso


(fig 6i) - desenho da linha anterior masculina / Dr. Basto (PE)


( Fig 6j) Encontro informal na Clínica Fernando Basto e apresentação dos pacientes agendados para o II Workshop da ABCRC, no sábado, 19 de junho de 2004.

No final da tarde, os inscritos e convidados foram levados para conhecer o INSTITUTO RICARDO BRENNAND, também chamado CASTELO DE BRENNAND (Figs 7 a 21)


(Fig. 7a) Alameda do Instituto Ricardo Brennand (IRB)


(Fig. 7b) Panorama do IRB com destaque para o Castelo que abriga a pinacoteca.

 

Breve histórico do INSTITUTO RICARDO BRENNAND:

O Instituto Ricardo Brennand (InstitutoRB), também conhecido como Castelo de Brennand, é uma instituição cultural brasileira sem fins lucrativos localizada na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. Foi eleito o melhor museu da América do sul pelo site de viagens TripAdvisor.

O InstitutoRB possui a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Prost, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. Abriga ainda um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.

Fundado em 2001 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o Instituto foi aberto ao público no mês de setembro de 2002 com a exposição Albert Eckhout volta ao Brasil, em evento de gala que contou com a presença do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik. Em 2003, a então rainha da Holanda, Beatrix, esteve no Instituto para inaugurar a exposição Frans Post e o Brasil Holandês, até hoje aberta para visitação. O complexo é composto pelas seguintes edificações: o Museu Castelo São João, a Pinacoteca, a Biblioteca, o Auditório, o Jardins das Esculturas, a Galeria (para exposições temporárias e eventos), o Restaurante e a Capela Nossa Senhora das Graças. 

 

Armaria

O núcleo de armaria corresponde às origens da coleção de Ricardo Brennand. É composto por mais de 3.000 peças, procedentes da Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia, Turquia, Índia, e Japão, estando entre as maiores coleções do mundo em sua tipologia.

As peças são classificadas em segmentos específicos: armas de caça, guerra (defensivas e ofensivas), proteção pessoal e exibição. Um dos destaques do acervo é o conjunto de 27 armaduras completas (i.e., incluindo escudos, elmos, manoplas, guantes e cotas de malha), produzidas entre os séculos XIV e XVII, além das armaduras para cavalos e cães.

A coleção de armas brancas inclui punhais, estiletes, espadas, bestas, clavas, lanças, alabardas, facas, e canivetes de origens e formatos variados, abrangendo o período que vai do século XV aos dias de hoje, incluindo-se exemplares decorados com gemas, marfim, chifres, madrepérola, aço e metais. Destacam-se as facas e canivetes de exibição provenientes da tradicional cutelaria britânica Joseph Rodgers & Sons Limited, estabelecida em Sheffield em 1724.

 
(Fig 8a) Sala dos Cavaleiros / (Fig.8b) Uma das armaduras medievais do IRB


(Fig 8c) Coleção de armas brancas 


(Fig 9a) Tito Lessi - Comércio de Armaduras, século XIX. Acervo do Instituto Ricardo Brennand


(Fig 9b) Armaduras medievais


(FiG 10) Francesco Maltese - Armor collection, 17th century.


(Fig 11) Museu de cera


(Fig 12) Galeria


(Fig 13) Interior do Instituto Ricardo Brennand

O núcleo de artes decorativas é composto por objetos provenientes da Europa, Ásia e África, remontando ao século XVII. Inclui castiçais, candelabros, jarros, mosaicos, vitrais, cofres, cerâmicas chinesas, instrumentos musicais, etc. Destacam-se um par de candelabros franceses black-a-moor, modelados por Émile Guillemin e fundidos pela Barbedienne no século XIX, bem como um conjunto de estatuetas produzidas pela firma parisiense E. Granger. A coleção reúne ainda relógios de caixa alta franceses e austríacos, incluindo um modelo Planchon com pêndulo de porcelana decorado com motivos de equinócio, e um órgão italiano em estilo barroco, produzido por Domenico Mangino por volta de 1625.

A coleção de mobiliário é composta majoritariamente por exemplares franceses e ingleses, incluindo peças de descanso e de guarda, como arcas, aparadores, guarda-comidas, estantes e assentos.

Destacam-se as peças de fatura gótica, além de uma escrivaninha bonheur du jour em estilo Biedermeier e um arcaz mineiro de sacristia do século XVIII. O núcleo de tapeçarias inclui exemplares franceses e flamengos, datados do século XVIII e produzidos por manufaturas como a dos Gobelins e a de Aubusson.


(Fig 14) Eliseu Visconti - O Modelo, c.1895


(Fig15) William-Adolphe Bouguereau - Após o banho, 18


(Fig 16) Frans Post - Cachoeira na floresta, 1657


(Fig 17) Domenico Rosso - Mercado de escravas brancas, 1884


(Fig 18) Edouard Richter - Distração do sultão, séc. XIX.


(Fig 19) Benedito Calixto - Porto de Santos, 1889


(Fig 20) Frans Post - Forte Frederick Hendrik, 1640


(Fig 21) Hessel Gerritsz - Mapa de Pernambuco, 1631

Apresentado breve "passeio virtual" pelo Instituto Ricardo Brennand, para reavivar a memória e as boas recordações dos colegas que estiveram presentes ao local, e para aqueles que não puderam visitar, guardarem uma noção da tarde cultural que foi oferecida aos congressistas no primeiro dia de Congresso.

Fonte:

ABCRC

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