Artigo Jurídico

Documentação Médica e a Cirurgia da Restauração Capilar

Publicado em

18/08/2023

Documentação Médica e a Cirurgia da Restauração Capilar

Por Gustavo Graça Mercadante 

 

Como é sabido, com o advento do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078 de 11 de setembro de 1990), é obrigatória a manutenção da documentação médica em boa ordem, independentemente, do ramo de sua atuação na Medicina, sob pena do médico enfrentar dificuldades em eventuais disputas judiciais com seus clientes.

Com efeito, é mister, desde logo, destacar que a documentação médica é composta de: Prontuário do Paciente (Consultório e Hospitalar), Contrato de Prestação de Serviços, Termo de Consentimento Informado e fotos do paciente. 

O prontuário do paciente é composto pela anamnese, diagnóstico clínico e pela breve descrição dos atendimentos e dos atos médicos propostos e praticados, todos em ordem cronológica, devidamente datados, carimbados (número do CRM do estado) e assinados pelo médico.

Esse prontuário pode ser o de consultório e também aquele da unidade hospitalar aonde são realizados os atos cirúrgicos; dele devendo constar a descrição cirúrgica, a evolução médica e da enfermagem, o boletim de anestesia e a relação de drogas administradas; ou seja, toda a evolução do paciente até a alta hospitalar.

Já o Contrato de Prestação de Serviços é o documento jurídico que vai reger a relação entre o médico e o paciente; dele devendo constar: a qualificação das partes, a descrição dos serviços contratados, os valores de forma discriminada dos honorários do cirurgião e equipe, do anestesista e da Unidade Hospitalar.

No contrato deve estar também discriminado por quanto tempo o paciente será acompanhado pelo médico em retornos de pós-operatório e a previsão e a forma de custeio de eventual cirurgia complementar. 

A elaboração e assinatura desse documento de forma detalhada, com as disposições ajustadas com o paciente, certamente, evitará divergências e conflitos entre os médicos e seus pacientes. 

Já o Termo de Consentimento Informado é o documento pelo qual o médico, por força do Código de Defesa do Consumidor e do Código de Ética Médica, presta ao seu paciente todas as informações acerca dos procedimentos cirúrgicos a serem realizados, seus riscos, benefícios e intercorrências possíveis.

Merece especial destaque que: a simples ausência de informação do médico ao paciente é capaz, por si só, de gerar condenação ao facultativo, pela chamada falta de cumprimento do dever informacional.

Com relação ao registro fotográfico do paciente é importante destacar que: deve ser colhida a autorização do paciente para a sua realização e para a sua divulgação em cursos e congressos médicos (finalidade científica), sob pena de cometimento de infração ética no âmbito do CRM, além de ação de indenização pelo uso abusivo desse.

Saliento que as fotografias, em eventual embate judicial com o paciente, se constituem em excelente prova quanto à obtenção de resultados, principalmente quando a cirurgia da restauração capilar questionada, for considerada pelo Juiz, como “meramente estética”, portanto obrigação de resultado!

Nesse particular, para fins de fortalecer a defesa, destaco que, em toda a documentação médica deve ser destacado, sempre que possível, o enquadramento da cirurgia como reparadora para restauração à normalidade, dos cabelos do indivíduo, quer seja por acidente / trauma, quer seja por doença quer seja por fatores genéticos ou de outra causa.

Esse enquadramento como cirurgia reparadora, para fins da apreciação judicial, desloca a responsabilidade do médico de obrigação de resultado para a obrigação de meios; onde o médico tem o compromisso de colocar à disposição do paciente toda a técnica da arte lex médica, contudo sem qualquer compromisso com o resultado!

Sucintamente, são essas as considerações que me ocorrem sobre o tema, merecendo destacar que: manter a documentação em ordem em muito ajudará o médico a apresentar uma defesa consistente, caso se veja acionado judicialmente pelo paciente, em busca de uma indenização!

Caso necessitem de maiores esclarecimentos, não hesitem em me contatar através do meu e-mail ([email protected]) ou do meu Instagram (@gustavogracamercadante).

Gustavo Graça Mercadante – Advogado desde 1984, especializado na Defesa de Profissionais de Saúde, com atuação em Contencioso Judicial, Arbitragem e Mediação Privadas – Advogado da ABCRC desde 2019

Fonte:

ABCRC

Outros Artigos

ago
2023

CFM emite Parecer sobre a profissão e prática do Transplante Capilar

Artigo Jurídico

Por ausência de regulação, o entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) sempre foi no sentido de que todos os médicos podem atuar em qualquer área da medicina, sem distinção!

 

Leia Mais »
ago
2023

Documentação Médica e a Cirurgia da Restauração Capilar

Artigo Jurídico

Como é sabido, com o advento do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078 de 11 de setembro de 1990), é obrigatória a manutenção da documentação médica em boa ordem, independentemente, do ramo de sua atuação na Medicina,

Leia Mais »
ago
2023

Cobertura do 6th International World FUE Institute Workshop

Cobertura de eventos

O 6th International World FUE Institute Workshop foi sediado em Bangkok, Tailândia, de 30 de março a 1º de abril, nas instalações do requintado Hotel Centara Grand e Bangkok Convention Centre. O atual presidente do World FUE Institute (WFI) é o Dr. Alejandro Chueco, que acolheu calorosamente os convidados e inscritos.

Leia Mais »
ago
2023

Eflúvio Telógeno após o Transplante Capilar pela técnica de Extração de Folicular (FUE)

Nesse número, vamos falar sobre uma intercorrência rara mas que assusta muito, assusta não só o paciente mas como o cirurgião também! 

 

Leia Mais »
ago
2023

Revisão do Artigo “Hairline Correction by Hair Transplantation for Reducing Apparent Face Length in Long-Face Women”

Paper Club

O Paper Club é uma reunião organizada a cada dois meses para discutirmos artigos científicos atuais e relevantes na nossa prática clínica e cirúrgica. Na edição de 11 de abril de 2023, foi apresentado o artigo “Hairline Correction by Hair Transplantation for Reducing Apparent Face Length in Long-Face Women”,

Leia Mais »
ago
2023

Cirurgia de restauração capilar corretiva com uso das técnicas FUT e FUE em prévio transplante capilar mal sucedido: relato de caso

A alopecia androgenética (AAG) é o tipo mais comum de perda de cabelo progressiva, é considerada uma condição poligenética, com gravidade, idade de início e localização da queda de cabelo no couro cabeludo variáveis entre os indivíduos de ambos os sexos. 

Leia Mais »
ago
2023

Revendo Artigos Clássicos

Artigos Clássicos

Alguns artigos científicos são tão singulares que se destacam como um farol: servem para sinalizar um importante marco geográfico, e também para guiar a navegação daqueles que pretendem chegar ao porto seguro.

Leia Mais »
ago
2023

Resumo do artigo intitulado Achados Tricoscópicos Pós-Cirurgia de Restauração Capilar

Tricologia

O estudo foi realizado em uma clínica privada de dermatologia e restauração capilar em São Paulo, Brasil. Os autores descrevem os achados tricoscópicos em 45 pacientes submetidos à cirurgia de restauração capilar e acompanhados por doze meses após a cirurgia. Nenhum dos pacientes desenvolveu qualquer doença capilar.

 

Leia Mais »
ago
2023

7th Asian Association of Hair Restoration Surgeons Scientific Meeting

Cobertura de Eventos

No mês de julho, tive a oportunidade de participar da 7th AAHRS (Asian Association of Hair Restoration Surgeons) Scientific Meeting, que aconteceu em Bangkok, Tailândia. Gostaria de dividir com meus colegas da ABCRC alguns dos highlights desse evento. 

Leia Mais »

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »