Comentário sobre artigo A texture-driven model for male baldness
Márcio André Volkweis
Dermatologista
Sócio ABCRC
Este artigo - A texture-driven model for male baldness ; acesse em https://lhf.impa.br/ftp/papers/sib2022.pdf -, fruto de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Informática da UFRGS, dissertação de mestrado, é um trabalho que tenta aproximar o mundo virtual à medicina exercida no contexto da calvície.
Uma das dificuldades no dia a dia da tricologia e restauração capilar é tentar mostrar aos pacientes como seria a evolução da calvície ao longo do tempo, e assim conseguir provar a necessidade de tratamentos preventivos, ou mesmo justificar as estratégias de cirurgia capilar a serem tomadas.
Sabe-se de muitas variáveis que podem contribuir para uma melhor ou pior evolução: história familiar, idade de início dos sintomas, tratamentos realizados, resposta terapêutica, realização de procedimentos cirúrgicos. São muitos fatores que podem influenciar na aparência capilar ao longo dos anos.
Este artigo propõe a construção de um modelo em 3D que mostra a evolução da calvície ao longo do tempo. Ele se baseou na escala Norwood-Hamilton, e na incidência e prevalência da alopecia androgenética de acordo com a idade de pacientes masculinos. Assim foi feito um modelo de evolução gráfica a perda de cabelo evoluiria ao longo do envelhecimento.
Este foi o primeiro passo. Antes, nada com base científica havia sido produzido. Agora, o objetivo é inserir nesta equação as variáveis que ajudem ou afetem a evolução do cabelo, auxiliando a prever graficamente as modificações capilares.
Não se sabe o quão fidedigno se mostrará este modelo nem mesmo a curto prazo. Mas com o aprimoramento do peso de cada característica envolvida na alopecia androgenética será possível aproximar de forma aceitável como será essa evolução.
Modelos gráficos, são equações matemáticas, com distintas variáveis, que podem ser equacionados para tentar imitar o desenvolvimento da vida. Apesar de imperfeitos, acredita-se que será possível aproximar-se muito da realidade, ajudando na tomada de decisões dos pacientes e médicos.