Aula inaugural de Dr. Muricy resgata a trajetória da especialidade

Publicado em

28/07/2022

Confira as fotos do dia 28 de julho aqui.

 

Após o primeiro dia de Curso Básico, o 8º Congresso da ABCRC começou na quinta-feira, 28 de julho, com a Sessão de Abertura apresentada pelos Drs. Francisco Le Voci, Henrique Radwanski e José Cândido Muricy.

 

Dr. Henrique deu boas-vindas a todos, lembrando que a pequena, mas pungente ABCRC, chegou a seus 19 anos em 2022. “O que enche esta sala hoje não são cadeiras, luz, pessoas, mas nosso propósito, uma verdadeira reunião de mentes em que todos temos algo a acrescentar”, afirmou.

 

Dr. Muricy, um dos membros fundadores da ABCRC e presidente do Congresso, deu as boas-vindas a todos e lembrou que apenas um congresso não foi realizado na história da ABCRC, em um momento difícil, em que houve perdas de colegas, mas não houve desistência. “Temos o reconhecimento dos nossos pares internacionais, alguns nos prestigiando aqui hoje. Estamos aqui para aprimorar nossa técnica, divulgar, ensinar, aprender, colaborar e zelar pelo bom desempenho da especialidade. Ao fazer bem feito, os que estão começando também o farão com técnica e refinamento. A ABCRC se fortalece a cada encontro, e este é mais um deles!”, celebrou.

 

Dra. Nilofer Farjo, presidente da ISHRS, foi convidada a falar: “Agradeço a ABCRC pela oportunidade de representar a ISHRS aqui. Uma das grande coisas da ABCRC é que quando foi criada, ela se uniu ao conselho global da ISHRS. Tenho muitos amigos aqui, dois ex-presidentes brasileiros. Defendemos a educação e acreditamos que a ABCRC faz o mesmo. Estou ansiosa por esta reunião, o programa está fantástico, eu ainda estou aprendendo e é oque quero fazer aqui nos próximos dias”, disse.

 

Em seguida, foi a vez de Dr. Le Voci: “Nossa especialidade vem sofrendo com a invasão de pessoas sem o preparo adequado e que divulgam informações equivocadas e de forma antiética as suas práticas. Essas postagens são constrangedoras. Não é fácil combater, mas continuaremos denunciando aos órgãos para fiscalizar os fatos. Temos que continuar trabalhando e acreditando no caminho correto. Quando comecei no transplante, já ouvia falar no Dr. Muricy, Dr. Carlos Uebel, Dr. Fernando Basto, entre outros, e eles continuam aqui, nos ensinando e nos inspirando. Isso é uma carreira sólida. Comparo nossa carreira a uma maratona com obstáculos - os que sobrevivem são os bem preparados, e não os que duram somente os primeiros quilômetros. Que a gente termine este evento melhor do que quando chegamos, renovados e motivados!”.

 

Dr. Muricy apresentou, então, a Aula Inaugural: Minha História na Restauração Capilar - Uma Viagem no Tempo.

 

Com 79 anos e há 53 anos na profissão, ele contou que, antes da cirurgia capilar, exerceu cirurgia geral por 10 anos. Fez a residência em cirurgia plástica em Porto Alegre e começou a se interessar pela área. Em 1988, já era vice-presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica.

 

Ele pontuou alguns momentos históricos nessa trajetória:

 

- Em 1995, o uso pela primeira vez do microscópio para dissecção das unidades foliculares. No mesmo ano, usaram pela primeira vez o termo "megatransplante" no Brasil.

- Em 2000, a sua mudança de paradigma: deixou de lado a cirurgia plástica e passou a se dedicar inteiramente à restauração capilar.

- Em 2003, constituiu com colegas um embrião da ABCRC após realização de um workshop.

- Em 2004, a ABCRC realizava o seu primeiro congresso.

 

Ninguém constrói nada sozinho, e muito consciente disso, Dr. Muricy citou diversos nomes durante sua apresentação, essenciais para o desenvolvimento da restauração capilar: Maria Angélica Muricy, Marcelo Pìtchon, Carlos Uebel, Roberto Limmer, Fernando Basto, Carlos Eduardo Leão, Marcelo Gandelman, Matt Leawitt, José Juri, William Rassmann, Robert Bernstein, José Lorenzo, Márcio Crisóstomo, Ricardo Lemos, Arthur Tykocinski e Umar Sanusi. 

Fonte:

ABCRC

Outras Notícias

Sede ABCRC

Entre em contato com a ABCRC

Contate-nos

Preencha os Campos abaixo

Enviar »